quinta-feira, 12 de junho de 2008

I Festival Internacional da Canção Popular - 1966

Com o apoio da Secretaria de Turismo da Guanabara, aconteceu em 1966 o I Festival da Canção Popular. Transmitido pela TV Rio, foi idealizado por Augusto Marzagão, que ficou conhecido como "O Homem do FIC". Nomes como: Henry Mancini, Amália Rodrigues e Udo Jurgens, hospedados no Copacabana Palace e Excelsior, fizeram a festa de jornalistas e fotógrafos e as delegações estrangeiras foram recebidas com uma sucessão de festas.
Atingindo mais de 70 % de audiência, no ano seguinte o Festival seria transmitido pela Rede Globo de Televisão.
Na fase nacional, a vencedora foi Saveiros, interpretada por Nana Caymmi.





Nas fotos acima:



Tuca, Nana Caymmi e Maysa



Henry Mancini e Chico Buarque



Nana Caymmi e Inge Brueck



Henry Mancini e Nara Leão



Laurindo de Almeida e Vinicius de Moraes



Dori Caymmi e Nelson Motta




Nana Caymmi - Saveiros

Clique aqui para baixar

5 comentários:

Anônimo disse...

eu tinha 11 anos...tanto a Nana como o Chico tomaram uma vaia federal, mas foi um bom Festival

Anônimo disse...

eu tb era criança... mas adolescente encontrei o vinil em um sebo da Galeria Alaska (nooossa) e me apaixonei pelo Sá (com a canção "Inaiá").. por ironia o Guarabyra viria a ganhar no ano seguinte.
Infelizmente este vinil já se foi, mas estou procurando na rede onde possa encontrá-lo para baixá-lo.
Alguma dica???? Pedro

Marcia Weber disse...

Tenho o volume I e darei uma olhada. Me envie um e-mail...
Abraços

Anônimo disse...

olá, Márcia. há tempos procuro "Paixão Segundo o Amor" da Tuca (cantou com Stella Maris) no III Festival Nacional da Música Popular de 1968, TV Excelsior. acaso você tem? vidrei no seu blog. grande abraço. viralata.

samuca62 disse...

Márcia, pelo amor de Deus me manda o mp3 do "Saveiros" com a Nana Caymmi! O FDP desse rapidshare vive dizendo que o arquivo foi deletado! Tô espumando de raiva é uqlaquer hora eu infarto ou sofro u8m AVC! Me ajuda, Márcia, pelo amor de Deus!!! Meu email é: samafil@uol.com.br. SAMUEL MACHADO FILHO - Ribeirão Bonito, SP.